Politica de Privacidade

HOME / INSTITUCIONAL / Politica de Privacidade

Nós, do Alfa Comercial e Prestação de Serviços Eirelli - localizado na Av. Maria Coelho de Aguiar, 872 - CEP: 05805-000 - Jardim São Luis - São Paulo, nos preocupamos com você, e por isso tomamos muito cuidado com os seus dados. Aqui vamos explicar como coletamos, e protegemos suas informações. Obrigado por confiar em nós!

• Por que o Alfa trata meus dados pessoais?

O Alfa está comprometido em oferecer sempre os melhores produtos e serviços no comércio de material de construção, bricolagem e decoração. Isso envolve o nosso respeito e comprometimento com a segurança e privacidade de nossos clientes e demais pessoas que têm seus dados tratados por nós para tornar isso possível. Temos o compromisso de assegurar que o poder de escolha das pessoas que desejam adquirir nossos produtos e contratar nossos serviços também se estenda à forma como tratamos seus dados pessoais.

Essa Política aplica-se às nossas páginas da internet, plataformas de comércio eletrônico, aplicativos, redes de Wi-Fi, e todas as formas de tratamento que podemos dar aos dados pessoais que temos sobre você, inclusive os dados coletados em meios offline, como na loja do Alfa.

Quando você interage conosco em alguma das situações relacionadas acima, é comum coletarmos alguns dados pessoais para diversas finalidades, como, por exemplo, para podermos processar seus pedidos de compra, manter você atualizado sobre o andamento dos seus pedidos, realizar pesquisas de satisfação, entre outras. Da mesma forma, alguns dos nossos serviços envolvem a realização de cadastros, seja em nossas páginas da internet, seja nos aplicativos do Alfa. Também informar dados pessoais para enviar para comunicações sobre nossos produtos e serviços e manter dados sobre novidades do Alfa.

Esses são apenas alguns exemplos que mostram como nossas atividades devem utilizar dados pessoais, de forma legítima e dentro de suas expectativas. Somos muito sérios com o cumprimento das leis que protegem sua privacidade, como os seus dados pessoais são coletados, usados, compartilhados e armazenados. Se após a leitura desta Política você ainda tiver dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco utilizando as informações de contato indicadas ao final dessa Política.

Importante: essa Política é aplicável a todas as frentes de atuação do Alfa.

1. CONCEITOS BÁSICOS: O QUE PRECISO SABER PARA COMPREENDER ESTA POLÍTICA?

A fim de descomplicar a sua leitura, apresentamos algumas definições úteis para a sua interpretação:

(i) “Bases Legais” são as hipóteses legais que autorizam o Alfa a tratar dados pessoais. Todo e qualquer tratamento de dados pessoais só pode ser considerado válido se tiver fundamento em uma base legal.

(ii) “Dado Pessoal” se trata de qualquer informação relativa a um indivíduo identificado ou identificável, incluindo números identificativos, dados de localização, identificadores eletrônicos, ou qualquer dado que, quando combinado com outras informações, seja capaz de identificar alguém, torná-la identificável ou, ainda, individualizá-la.

(iii) “Plataformas Digitais” ou “Plataformas” são os sites e aplicativos de titularidade do Alfa.

(iv) “Tratamento” ou “Tratar” são os usos que o Alfa faz dos Dados Pessoais, incluindo, por exemplo, as seguintes atividades: coleta, registro, armazenamento, organização, consulta, uso, divulgação, compartilhamento, transmissão, classificação, reprodução, processamento e avaliação.

(v) “Você” ou “Titular dos Dados” é uma a pessoa com quem mais nos preocupamos e que mais respeitamos, incluindo também a quem os Dados Pessoais estão relacionados.

2. COMO O ALFA COLETA SEUS DADOS PESSOAIS? QUE TIPOS DE DADOS PESSOAIS SÃO COLETADOS?

Os tipos de dados pessoais e a forma como Alfa os coleta dependem de como você se relaciona com o Alfa e por quê. Por exemplo, os Dados Pessoais coletados serão diferentes caso você seja um cliente que compra em nossas lojas físicas ou um visitante das nossas páginas de internet.

No relacionamento entre Você e o Alfa, Nós podemos usar seus Dados Pessoais de acordo com as finalidades abaixo em prol exemplificativo, sem prejuízo de outras informações previstas em Avisos de Privacidade específica, acompanhadas de uma breve explicação:

FINALIDADE 1 - Processamento de compras:

Recebimento, processamento e comunicações referentes a pedidos de compra nas lojas físicas e nas páginas da internet do Alfa, inclusive no marketplace.

1.1. Tipos de dados coletados

- Dados de cadastro: nome, e-mail, CPF, endereço, telefone e outras informações;

- Dados sobre o seu pedido: identificação dos produtos adquiridos e outros dados relacionados;

1.2. Bases Legais:

- Execução de contrato.

FINALIDADE 2 - Administração do programa de fidelidade “Alfa com Você”:

Adesão de interessados no programa de fidelidade do Alfa, análise de perfis para a seleção de benefícios aplicáveis a cada pessoa e direcionamento de comunicações.

2.1. Tipos de dados coletados

- Dados de cadastro: nome, e-mail, CPF, dados de registro profissional para participação nos nossos programas de vantagens exclusivas, endereço e outras informações;

- Preferências e hábitos: dados sobre a sua relação com o Alfa, incluindo sua filial preferida, histórico de compras e preferências sobre categorias específicas de produtos que comercializamos.

2.2. Bases Legais:

- Consentimento;

- Legítimo interesse.

FINALIDADE 4 - Ações de marketing:

Análise da sua relação com o Alfa para entender o seu perfil de consumo de material para direcionar conteúdo publicitário relevante.

4.1. Tipos de dados coletados:

- Dados de cadastro: nome, e-mail, CPF, endereço, telefone e outras informações;

- Dados sobre as suas compras: identificação dos produtos adquiridos e outros dados relacionados.

4.2. Bases Legais:

- Legítimo interesse.

FINALIDADE 5 - Comunicações gerais, pesquisas e avaliações:

Envio de comunicações sobre produtos, serviços e novidades em geral sobre o Alfa, interações relacionadas a pesquisas realizadas com consumidores, como pesquisas de satisfação, bem como análises e interações com usuários que submetem avaliações sobre aspectos específicos de suas relações com o Alfa.

5.1. Tipos de dados coletados

- Dados de cadastro: nome, e-mail, telefone, endereço e apelidos em redes sociais;

- Preferências, hábitos e opiniões: dados sobre a sua relação com o Alfa, incluindo ao seu canal ou filial de preferência do Alfa, histórico de compras, opiniões e comentários sobre aspectos específicos da sua relação conosco.

5,2 Bases Legais

- Consentimento;

- Legítimo interesse.

Nós também utilizamos cookies e outras tecnologias de monitoramento e coleta de dados de navegação automatizada nas nossas plataformas para oferecermos nossos serviços online da melhor forma disponível para você.

3. COM QUEM O ALFA COMPARTILHA OS SEUS DADOS PESSOAIS?

O Alfa opera em parceria com uma série de outras empresas para oferecer seus produtos e serviços. Dessa forma, podemos compartilhar seus dados pessoais com essas empresas parceiras do Alfa, sempre buscando preservar ao máximo a sua privacidade e, sempre que possível, de forma anônima. Aqui exemplos de hipóteses em que vamos compartilhar Dados Pessoais e suas finalidades:

Nossos Parceiros e Fornecedores: Temos uma série de parceiros e fornecedores que precisamos contratar para operar nossos serviços e produtos, e alguns deles podem tratar parte dos Dados Pessoais que coletamos, como por exemplo, empresas que licenciam o direito de uso de plataformas digitais que dão suporte às operações do Alfa, que prestam serviços de hospedagem de dados, de pesquisas de mercado e de opinião, de consultoria sobre análise de dados, de transporte de produtos, de processamento de pagamentos, entre outros. Buscamos avaliar, nossos fornecedores e firmar com eles obrigações contratuais de segurança da informação e proteção de dados pessoais, com o objetivo de reduzir riscos para os Titulares.

Parceiros do Marketplace: Quando você faz compras na nossa plataforma de comércio eletrônico, é possível que alguns produtos sejam comercializados por parceiros lojistas com quem mantemos relação comercial. Nesses casos, para que seja possível processar os seus pedidos, alguns dos seus dados pessoais podem ser tratados de forma compartilhada com os parceiros envolvidos na sua compra de maneira adequada para atender os seus pedidos.

Empresas do Grupo Alfa: Podemos transferir Dados Pessoais entre as empresas do grupo societário do Grupo Alfa para aprimorar nossos produtos e serviços, desenvolver estatísticas globais, sempre respeitando os padrões internacionais de boas práticas e condutas do Grupo, especialmente no que se refere à proteção e ao uso adequado de Dados Pessoais.

Autoridades Públicas: Temos que cumprir a lei. Assim, se estamos sujeitos a alguma obrigação legal ou regulatória que determina a obrigatoriedade de passarmos Dados Pessoais a um órgão ou organização governamental, somos obrigados a fazê-lo. Além disso, se um juiz ou uma autoridade com competência legal ou regulatória exigir que o Alfa compartilhe certos Dados Pessoais para, por exemplo, conduzir uma investigação, também somos obrigados a compartilhar. Caso o Alfa entenda o pedido como ordem abusiva ou excessiva, vamos sempre defender a privacidade dos Titulares dos Dados Pessoais.

5. QUAIS SÃO OS SEUS DIREITOS COMO TITULAR DE DADOS PESSOAIS?

Os dados pessoais são seus, e a lei brasileira garante a você uma série de direitos relacionados a eles. Nós estamos comprometidos com o cumprimento desses direitos e, nessa seção, vamos explicar como Você pode exercer esses direitos junto do Alfa.

Como saber se o Alfa possui Dados Pessoais sobre você, e como acessá-los?

O Alfa permite que você confirme se temos Dados Pessoais sobre você, bem como, permite que você acesse esses Dados Pessoais. Você pode solicitar essas informações pela Central de Atendimento Alfa.

Como corrigir os Dados Pessoais que o Alfa possui sobre você?

O Alfa permite que você solicite correções de seus dados pessoais, caso você identifique alguma desatualização ou incorreção. Para fazer isso, contate-nos pela Central de Atendimento Alfa.

Como excluir seus dados pessoais, totalmente ou parcialmente?

O Alfa permite que você solicite uma exclusão, total ou parcial, de seus dados pessoais. Para tanto, basta fazer a solicitação pela Central de Atendimento. Note que alguns dados pessoais não podem ser excluídos por conta de questões legais, como as que se referem a obrigações de retenção, mas vamos manter nosso compromisso de sigilo e de proteção dos dados que precisarem ser coletados.

Como restringir o tratamento de seus dados pessoais feito pelo Alfa?

O Alfa permite que você restrinja o tratamento de seus dados pessoais. Existem algumas formas de fazer isso:

(i) Em qualquer site, via navegador. Se você estiver usando um navegador (por exemplo: Chrome, Explorer, Safari, Firefox, dentre outros), esses programas possuem ferramentas para recusar e desabilitar a coleta de alguns dados de navegação, incluindo a possibilidade de você navegar de forma anônima. Vamos sempre respeitar esse seu direito. Importante: ao fazer isso, algumas áreas das nossas plataformas podem não funcionar corretamente;

(ii) Em nossas Plataformas. Além das opções do navegador, o Alfa também oferece configurações de preferência para gerenciar de que forma podemos coletar seus dados de navegação (por exemplo, impedindo a coleta para finalidades de marketing ou análises);

(iii) Por telefone. Você também pode entrar em contato conosco pela Central de Atendimento Alfa e fazer sua solicitação de restrição de tratamento. Iremos avaliar as suas solicitações e, caso sejam legítimas, proceder com os atendimentos.

Se o Alfa estiver usando seus Dados Pessoais para uma especialidade que você não concorde, você pode se opor?

Sim. No dia-a-dia das nossas atividades, é normal que possamos utilizar Bases Legais que não dependam do seu consentimento, como o legítimo interesse. Sempre exercemos esse direito com responsabilidade e no seu melhor interesse, mas se você acreditar que tal impacta os seus direitos, entre em contato com a Central de Atendimento Alfa, que vamos avaliar a possibilidade de deixar de usar seus Dados Pessoais para aquele determinado fim. Lembrando que, em alguns casos, podemos demonstrar que temos motivos para mesmo assim continuar tratando seus Dados Pessoais, por exemplo, para prevenir fraudes e garantir a sua proteção ou para cumprir obrigações legais).

Dado o consentimento para o Alfa tratar seus dados pessoais, posso mudar de ideia?

Sim. Você pode revogar seu consentimento por meio de características dedicadas disponíveis nas nossas Plataformas ou pela Central de Atendimento Alfa. Na ocasião, também informaremos a você consequências da revogação do seu consentimento. É importante entender que, como algumas de nossas atividades podem depender em grande medida do seu consentimento, para diversas finalidades, é possível que caso você realmente deseje revogar o consentimento fornecido, nós sejamos obrigados a impor certas restrições ao uso de determinados produtos e serviços e, em alguns casos, a deixar de oferecer benefícios a você.

Sempre que o titular exercer seus direitos, o Alfa poderá solicitar algumas informações complementares para fins de comprovação de sua identidade, buscando impedir fraudes. Fazemos isso para garantir a sua segurança e privacidade. Ainda, algumas solicitações podem não ser respondidas de forma imediata, mas o Alfa compromete a resposta todas as requisições em um prazo razoável e sempre em conformidade com a legislação aplicável.

6. POR QUANTO TEMPO OS DADOS PESSOAIS SERÃO ARMAZENADOS?

O Alfa possui uma política de retenção de Dados Pessoais alinhada com a lei aplicável. Dados Pessoais são armazenados somente pelo tempo que primeiro colocado para cumprir com as finalidades para como quais foram coletados, salvo se houver qualquer outra razão para sua manutenção como, por exemplo, cumprimento de quaisquer obrigações legais, regulatórias, contratuais, entre outras, desde que fundadas com uma Base Legal.

Sempre fazemos uma análise técnica para determinar o período de retenção adequado para cada tipo de Dado Pessoal coletado, considerando a natureza, necessidade de coleta e exigência para o qual será tratado.

7. QUAIS SÃO NOSSAS RESPONSABILIDADES E COMO o ALFA PROTEGE MEUS DADOS PESSOAIS?

Nossa responsabilidade é cuidar dos seus Dados Pessoais. E para garantir a privacidade e a proteção de seus dados Pessoais, adotamos recursos tecnológicos avançados para garantir a segurança de todos os dados coletados e armazenados. Entre as medidas de segurança implementadas estão a criptografia e a instalação de barreiras contra o acesso indevido à base de dados (firewalls), entre outros controles de segurança da informação.

Nós nos esforçamos para proteger a privacidade de seus dados pessoais, mas você também deve primar pela segurança dos seus dados. Entrada ou uso não autorizado de terceiros com informações suas, falhas de hardware ou software que não selecionou sob controle do Alfa e outros fatores externos podem comprometer a segurança dos seus Dados Pessoais. Por isso, sua atuação é fundamental para a manutenção de um ambiente seguro para todos. Você pode nos ajudar adotando boas práticas de segurança em relação aos seus dados (como, por exemplo, não compartilhar sua senha e outras informações pessoais com terceiros).

8. COMO FALAR SOBRE DADOS PESSOAIS COM O ALFA?

Se você acredita que seus dados pessoais foram usados de maneira incompatível com esta Política de Privacidade ou com as suas escolhas enquanto Titular dos Dados, ou, ainda, se você tiver dúvidas, comentários ou sugestões relacionadas a esta Política, entre em contato conosco. Nós temos um Encarregado (DPO) que está à disposição no seguinte endereço de contato:

Encarregado (DPO): Lucas Sassaki

E-mail: contato.site@alfamatcm.com.br

WhatsApp: (11) 96920-3525

Endereço para correspondências: Av. Maria Coelho de Aguiar, 872 - Jardim São Luis, São Paulo / SP - CEP: 05805-000

9. MUDANÇAS NA POLÍTICA DE PRIVACIDADE

O mundo está em mudança constante, assim como o nosso negócio. Por isso, esta Política de Privacidade também pode passar por mudanças. Mas não se preocupe! Você será avisado com o resumo das mudanças toda vez que a Política de Privacidade passar por atualizações. De toda forma, recomendamos a visita periódica desta página para que Você tenha conhecimento sobre as modificações efetivadas. Caso sejam feitas mudanças relevantes que necessitem de um novo consentimento seu, será publicada uma atualização e solicitado um novo consentimento para você.

Esperamos que essas informações tenham ajudado você! Em caso de dúvidas, Fale Conosco.

Versão de 18/01/2022